• Thayane Bello

A importância de ter relatórios contábeis para escanear seu negócio

“Quando se trata de negócios, o contador deve ser seu melhor amigo.”

A contabilidade é uma das principais áreas da sua empresa; é através da contabilidade que você consegue, por exemplo, analisar se o seu negócio está dando lucro ou prejuízo, como está a saúde financeira da sua empresa e quais pontos atacar para ter maior estabilidade.

 
 

Nós separamos para você os principais relatórios contábeis e para que serve cada um deles:


Fluxo de Caixa


O fluxo de caixa nada mais é que o espelho do seu extrato bancário. É nele que você registra suas entradas e saídas, e detalha cada transação. É de extrema importância você manter o fluxo atualizado todos os dias, para ter um controle mais preciso de como está utilizando seus recursos.


Quanto mais detalhado for seu fluxo de caixa melhor, pois você depois de meses saberá sobre o que aquela transação se referia, sem falar que facilita o seu contador na hora de classificar suas entradas e saídas.

Encaminhar esse relatório juntamente com o extrato bancário e as notas fiscais do período para seu contador, farão seus relatórios contábeis serem muito mais claros e assertivos.

 

Balanço Patrimonial


É um relatório que reflete todo o histórico financeiro da empresa, nele você encontra os ativos e passivos. Mas o que são ativos e passivos? Ativos são todos os seus bens, patrimônio e dinheiro no caixa. Já o passivo, são suas dívidas e obrigações.


Além disso, ele facilita a visualização da saúde da empresa, pois apresenta os dados em forma de bloco, trazendo as principais informações do seu negócio de maneira maximizada.

 
 

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)


A DRE, em contrapartida do balanço, reflete o período atual da sua empresa, você analisa os dados financeiros da sua empresa detalhando o mês ou o trimestre, e não o histórico completo.


Através da DRE você obtém dados muito importantes para análise do seu negócio, dentre eles, as suas receitas, o quanto você gasta para produzir um produto ou serviço, despesas administrativas, impostos e gastos com pró labore.


E por último a DRE te mostra se sua empresa está lucrando ou tendo prejuízo. Faça do seu contador seu melhor aliado, converse com ele e peça para ele te auxiliar a analisar os relatórios da sua empresa, de maneira personalizada. Quando você tem clareza de todos esses dados, suas tomadas de decisões e projeções futuras serão bem mais fáceis e assertivas!!

 

Gostou do conteúdo?

Aprofunde ainda mais os seus estudos baixando o nosso e-Book "Do zero até a criação da sua startup".


Se precisar de ajuda me chama para um chá das 5!


Thayane Bello


CFO da Sozei

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo