• sergiooliveira580

Porque eu devo começar a analisar dados na minha empresa?

Hey Builder! Tudo bem?


Como vai sua empresa? Poucas vendas? Muito lucro?


Bom como diz o ditado: “No fim do dia os números não mentem", logo precisamos entender os nossos números e o'que eles nos mostram. Afinal podemos abrir o Google Analytics e passar horas colocando na planilha os números da “lealdade do usuário".


Então, tudo parte do princípio da pergunta: O que eu quero saber com esses dados para melhorar minha taxa de conversão? Com base nessa resposta vamos procurar as métricas correspondentes a ela.

 
 

Ex: Quem é o meu público alvo? A partir daí analisamos as métricas que obtivemos, como origem do tráfego, sexo, faixa etária entre tantos outros dados.


Com essa resposta em mãos temos que metrificá-la em um relatório e executar um plano de ação para melhorar e alinhar com nossos objetivos e novamente repetimos o ciclo para ver se nossos testes influenciaram na métrica analisada de forma positiva ou negativa. Isso reduz para 0 os achismos e faz você tomar decisões orientadas pelos dados - "data driven oriented decisions".


Além disso, a análise de dados ajuda a melhorar os processos operacionais da companhia. Com base nela, é possível ganhar produtividade, rentabilidade e competitividade, já que é possível saber em que pontos é preciso atuar para corrigir as falhas do processo.


Logo obtendo insights importantes para entender o que tem funcionado e identificar o que deve ser melhorado. Isso aproxima a companhia da audiência, já que permite compreender melhor as preferências de cada cliente e, com base nisso, aprimorar a eficiência do empreendimento.


E para isso precisamos definir metas em cada setor da empresa para identificar como estão os seus respectivos resultados.


Desde a quantidade de vendas para o time de design até o fluxo de caixa da empresa no setor financeiro. Esse princípio é a raiz dos OKRs e devem ser metrificados em um período específico, de forma trimestral ou até semanalmente.


Com esses objetivos em mãos traçamos o que vamos fazer para alcançar esse resultado e quais nossas métricas atuais para compararmos com as próximas, assim analisando e verificando hipóteses.


Os dados são fundamentais na metodologia de Growth. Se quiser se aprofundar, acompanhe esse artigo de Growth para entender mais: https://www.sozei.com.br/post/growth-hacking-a-metodologia-de-crescimento-para-seu-neg%C3%B3cio

 
 

Agora que você entende que os números representam a saúde da sua empresa temos que retificá-los da forma correta. Sempre utilizando as melhores formas de coleta e trackeamento como Google Analytics, Hotjar, Google Optimize entre outros.


Com os números relevantes para o seu tipo de negócio em mãos devemos formular ideias e hipóteses para otimizar essas métricas. Seja aumentando a quantidade de sessões no site, diminuindo seu tempo de carregamento, e até o aumento da taxa de conversões utilizando teste A/B.


Após o teste avaliamos se a ideia foi bem sucedida ou não, escalando o teste ou formulando novas hipóteses com os resultados atuais. Afinal as melhorias são constantes e os dados mudam rapidamente em decorrência disso.

 
 

Por fim a pergunta que não quer calar: Por onde começar as análises e como posso fazer isso de uma forma mais simples? Algumas métricas importantes:


  • Taxa de conversão - quantos leads viram clientes

  • Quantidade de Leads

  • Número de vendas

  • CAC

  • Lucro

  • Vendas

  • Custos mensais


De início esses dados podem ser analisados numa planilha e atualizados de forma semanal para controle mais manual dessas informações. E depois as automações e ferramentas mais robustas agregam os processos.


Considerações Finais:


Agora você entende a necessidade de ter métricas na sua empresa e o que fazer com ela você precisa de poucas métricas para realmente ter o controle da sua empresa e se orientar por elas.

 

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Espero que tenham gostado, isso é tudo pessoal!


Sérgio Oliveira


Head de Tráfego da Sozei

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