• Hanna Bez Batti Angulski

O que é North Star Metric e como aplicá-la no seu negócio?

Você sabe responder qual a métrica que une todos os seus times e demonstra para onde o seu negócio está indo? Se não conseguiu identificar isso fica tranquilo que ao final desse post vai ficar fácil de encontrar essa resposta.


Esse conceito nada mais é que a sua North Star Metric, ou seja, a sua métrica estrela guia. Aquela que captura o principal valor que seu produto ou serviço oferece aos seus clientes.

 
 

Na navegação a Estrela Guia indicava os navegadores estavam rumando para o norte, ou seja, para indicar os caminhos. E isso é exatamente o que a NSM faz no seu negócio: nortear suas ações e caminhos. Vou te mostrar alguns exemplos de NSM de grandes empresas para ficar mais claro de você visualizar:


  • AirBnb — quantidade de noites reservadas;

  • Amazon — vendas únicas por assinante Prime;

  • Facebook — quantidade mensal de usuários ativos / tempo de engajamento no feed;

  • Netflix — tempo que o assinante fica na plataforma assistindo a filmes;

  • Uber — total de corridas diárias;

  • Walmart — compras por usuário / sessões visitadas.

 
 

Embora sabemos que cada empresa é única, com processos e rotinas próprias e que sua NSM deve contemplar essas particularidades, para definir North Star Metric (NSM) do seu negócio é importante contemplar alguns requisitos:


  • Expressa valor. Deve gerar valor para os clientes.


  • Representa visão e estratégia. Precisa conectar a visão do produto, assim como a estratégia do negócio


  • É um indicador de sucesso. Prevê resultados futuros, em vez de refletir resultados passados.


  • É influenciável. A empresa pode tomar medidas para influenciá-la.


  • É compreensível. Uma frase simples e que todo mundo da empresa tenha entendimento do que se trata.


  • É mensurável. Precisa ter métricas para ser acompanhada periodicamente.


  • Não é uma métrica de vaidade. Mede o sucesso a longo prazo e não apenas o momento.

 
 

Agora é sua vez! Pense qual métrica expressa o valor gerado pela sua empresa e defina junto com seu time de Growth a North Star Metric do seu negócio. Assim você consequentemente alinha seus objetivos e ideias com a sua NSM e também mede o seu crescimento e seu impacto no mercado. Quer aprofundar ainda mais os seus estudos? Baixe o nosso e-Book"Do zero até a criação da sua startup".

Qualquer dúvida entre em contato que eu vou adorar lhe ajudar!

Beijos de Luz


Com amor,


Hanna Bez Batti Angulski


Head de Growth da Sozei

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