• Lurian Osorio

O que é Cultura?

Atualizado: 4 de abr.



"A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidade adquiridos pelo homem como membro da sociedade" (Edward Tylor)

Cultura é a concepção geral do comportamento, crenças e costumes de um determinado grupo, onde as tradições são repassadas as próximas gerações. Assim sendo, a cultura representa o conjunto de valores desenvolvido por um determinado grupo de pessoas e seus valores, princípios, crenças, experiencias, conhecimentos e conceitos.





 

O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?

A cultura organizacional, conhecida também por “cultura corporativa”, é um novo conceito que está surgindo forte no mercado atual. Ela é definida baseada na missão, visão e valores de uma empresa. Mas antes de entendermos a importância de ter esses pilares desenhados, é fundamental compreender que a cultura de uma empresa nada mais é que o reflexo de seus criadores. Por natureza, toda cultura de uma empresa é formada pelo comportamento, mentalidade e visão de seus fundadores. E cada fundador tem sua própria essência que reflete diretamente na forma que ele enxergar o diferencial de sua empresa. Então se você chegou aqui porque está com dificuldade com as pessoas que formam seu negócio ou porque está querendo implementar um ambiente agradável, confiável e diferenciado para as pessoas, ter clareza desses pontos é o primeiro passo.




Alguns tópicos a serem considerados:


Crenças da empresa: são definidas a partir da convivência das pessoas em grupo;

Valores organizacionais: considerando-se o peso que cada coisa tem dentro da organização;

Costumes a serem exercidos: considerando que eles são a materialização dos valores e crenças.


As normas internas resultantes serão as que conduzem o negócio e norteiam a comunicação com todos os Stakeholder (grupo de pessoas envolvidas e impactadas com as ações do empreendimento) e nesse ponto é de extrema importância você saber o que será admitido, e o que não será em sua cultura, seja técnico ou comportamental, pessoas, produtos e até mesmo clientes. Qualquer ação precisa estar alinhada com o fundamento da sua cultura.


A cultura organizacional vai se formando no dia a dia com o convívio das pessoas que integram sua empresa e a forma que elas interagem entre si, já que a cultura é naturalmente feita de pessoas. Ter esse olhar aguçado e perspicaz sobre a sua própria cultura é garantir que tudo esteja dentro do propósito maior, sem perder os valores e a essência do negócio, mas também, certificar que as pessoas tem clareza do crescimento constante e objetivos futuros.


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É isso galera, se tiverem dúvidas me procurem!


Beijinhos


Lu Osorio


Head de Cultura da Sozei

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