• Alexandre Osorio

Etapas iniciais para montar a estrutura de vendas da sua empresa

Atualizado: 4 de abr.



Você sabia que a maioria das empresas não crescem todo ano?


Sabia, que é um percentual super pequeno que cresce 20% ou mais ao ano?


Na prática, existe um problemão quando falamos de crescimento. As empresas não entendem seu cliente. Eu vou comentar abaixo, 3 passos simples para você começar a aumentar suas vendas, ticket médio e automaticamente receita no seu negócio.


1) SAIBA DE QUEM É O PROBLEMA QUE VOCÊ RESOLVE


Na prática, quantas empresas você conhece que conhecem profundamente seus clientes? Ou ao menos sabem para quem estão vendendo? Parece engraçado, mas não conhecer seu cliente é quase igual a morte. Talvez, nos próximos 2, 3 anos seja igual a morte.


Em outro momento exploraremos mais sobre isso.




 

2) MAPEAR PERSONA = MONEY NO BOLSO

Você já parou para pensar quantos problemas o seu cliente tem, que você pode resolver pra ele?


As pessoas em treinamento de vendas, as vezes querem te ensinar um script matador.


Eu quero apenas te provocar em entender o seu cliente.


Por exemplo, vamos supor que você tem uma empresa de venda de celulares. Já parou para pensar a quantidade de serviços e produtos que você pode agregar ao celular de uma pessoa? Entedendo o cliente, você vai descobrir que ele precisa de capa de celular, de carregador, de uma garantia ou seguro, mas vamos além..

De quanto em quanto tempo ele troca de celular? Então, porque não criar um plano para ele sempre trocar com você e ter benefícios com isso?


Enfim, são infinitas possibilidades.


Obs: Foi assim que a Sozei cresceu 500% do ano 1 para o 2 de vida.






3) ESTUDE E IMPLEMENTE PROCESSOS


Se você apenas vende aleatoriamente, sem uma sistemática por trás, dificilmente você terá consistência em vendas e será quase impossível você construir uma venda previsível.


O processo não é algo tão fácil de implementar, mas tem etapas normalmente bem estabelecidas.


Não posso dizer qual é certo e errado, pois cada negócio tem suas particularidades e tipos de venda, porém, se você tem uma loja física de roupa por exemplo ou uma empresa de consultoria, esse embaixo pode te dar uma pequena base.


Podemos implementar o famoso SPIN Selling.


É composto por 4 grandes etapas que são:


  1. Situação: Converse com o lead e entenda a situação atual dele.

  2. Problema: Aqui é o momento de entender qual é o problema do seu lead.

  3. Implicações: Através de boas perguntas, é hora de conscientizar seu lead das implicações que o problema tem causado. Ou seja, perda de dinheiro? Perda de tempo? Perda de oportunidades?

  4. Necessidades: E por fim, você já não precisa vender nada. Ele tem um problema, isso tem causado várias implicações e obviamente ele precisa da solução. A pergunta é: Você tem a solução? Entrega isso?



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Valeu, espero ter ajudado e #BoraPraAction


Com carinho,


Alê Osorio


CEO da Sozei



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