• sergiooliveira580

Como analisar os dados da sua empresa?

Agora que entendemos a necessidade de metrificar os dados da sua empresa, vamos aprofundar exatamente na parte prática em como metrificar seus dados da melhor forma e em menos tempo.


Por onde começar? O mais conhecido de todos e o Google Analytics o pai de todas as métricas, e assim sabemos o básico dos dados da nossa empresa em 4 grandes áreas:


  • Aquisição - De onde o seu cliente veio

  • Engajamento - O que o seu usuário faz dentro do site

  • Monetização - Como é o processo de compra do seu usuário

  • Retenção - Os eventos do seu usuários dentro do site

Também são importantes as informações demográficas e tecnologia (quem é o seu usuário e de onde ele acessa o seu site).

 
 

Bom, podemos começar conhecendo o nosso cliente ideal ou público alvo.e até mesmo ir além e fazer o estudo de personas. Temos que ter em mente a resposta para 9 perguntas básicas:


  • Qual sua faixa etária? (Idade)

  • Qual seu gênero? (Masculino, feminino ou até mesmo os dois)

  • Estado Civil?

  • Profissão?

  • Tem filhos? Quantos?

  • Como é a rotina dele?

  • Quais são seus canais mais usados? (Whatsapp, Facebook, YouTube, etc.)

  • Qual suas dores?

  • Como o seu produto pode ajudar a vida do seu cliente?

AQUISIÇÃO:


Analisando esses dados partimos do princípio de utilizar os canais onde o nosso cliente utiliza com maior frequência. Assim produzindo contato com ele em vários canais de aquisição que serão responsáveis por difundir nossa marca para o maior número de pessoas interessadas.

Logo, podemos trabalhar com o exemplo de uma confeiteira que divulga seu trabalho no YouTube, Instagram e site, assim recebendo proposta de vendas de 3 canais diferentes e sempre gerando mais valor ao que mais traz resultados.

 
 

ENGAJAMENTO É necessário saber quantos e quais contatos seu cliente faz antes de gerar uma venda, por exemplo, a compra de um carro e mais complexa do que a de um bolo, exigindo pontos de contato distintos.

Utilizando o exemplo do carro podemos começar pesquisando quais carros temos interesse em comprar. Em seguida pesquisamos no YouTube mais informações sobre ele, até decidirmos ir em uma concessionária para ver as possíveis formas de pagamento, fazer o teste drive e por aí vai.

 
 

RETENÇÃO Atualmente a competitividade do mercado é tanta que grandes empresas só conseguem realmente ter lucro a partir do segundo produto vendido para o mesmo cliente, utilizando estratégias para aumentar o LTV (Life Time Value) que é o tempo que o cliente está comprando da sua empresa. É sempre válido a criação de novos produtos com preços e ofertas diferentes, por que se o cliente já comprou de você as chances dele comprar novamente são muito mais altas, assim rentabilizando cada vez mais os lucros.

 

Espero que tenha entendido as funcionalidades de cada área do Google Analytics e fiquem atentos aos próximos posts, vamos descobrir como instalar o Analytics no seu site e muito mais. Gostou do conteúdo?


Aprofunde ainda mais os seus estudos baixando o nosso e-Book "Do zero até a criação da sua startup".


Espero que tenham gostado, isso é tudo pessoal!


Sérgio Oliveira


Head de Tráfego da Sozei




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